quinta-feira, 22 de maio de 2014

LUGAR DE 

OBEDIÊNCIA AOS PAIS

“O filho sábio ouve a instrução do pai,
 mas o escarnecedor não atende à repreensão.”
(Pv 13.1)








É na família que aprendemos a dar os primeiros passos rumo à obediência. A obediência aos pais é o caminho mais seguro para a felicidade e a rota mais certa para a prosperidade. É ordem de Deus: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá (Ex 20.12). O apóstolo Paulo disse que este é o primeiro mandamento com promessa. A obediência aos pais é uma atitude justa, um princípio universal. 

Sua ausência é sinal de decadência da sociedade. O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão. Quem não escuta conselhos, escutará: coitado! Quem não ouve a voz da repreensão, oferecerá as costas aos açoites. Muitas tragédias acontecem, ainda hoje na família, porque os filhos se recusam os escutar o conselho dos pais. Muitos casamentos errados acontecem porque os filhos não escutam os pais. 

Muitos acidentes ocorrem porque os filhos são rebeldes aos ensinamentos dos pais. As cadeias e os hospitais estão cheios de filhos rebeldes; os cemitérios estão povoados por jovens que foram ceifados precocemente, porque não deram atenção à orientação dos pais. Cabe aos pais amar a Deus e inculcar nos filhos a boa Palavra de Deus; compete aos filhos, acolhê-la com mansidão. 


Referência para leitura: Provérbios 13.1-25



*CADA DIA - 21/05/14*




sexta-feira, 16 de maio de 2014

FAMÍLIA, 

NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO








A família está sendo atacada com rigor desmesurado por aqueles que deveriam protegê-la. Os legisladores, os governantes, os magistrados, a imprensa, a mídia, a academia, os formadores de opinião, em vez de fazer uma cruzada em favor da família, muitas vezes, drapejam suas bandeiras contra ela. Querem desconstruí-la. Querem acabar com o gênero. Querem confundir os papéis. Querem jogá-la na região cinzenta do relativismo absoluto. Querem zombar da honra e aplaudir o vício.

É lamentável que aqueles que legislam, governam e julgam, não raro, não manifestam qualquer compromisso com os castiços valores cristãos que forjaram, guiaram e protegeram a família ao longo dos séculos. Destruir os fundamentos da família, entretanto, provoca um colapso na própria sociedade. Lutar contra a família, como legítima instituição divina, é conspirar contra nós mesmos, é declarar uma guerra insana para a nossa própria destruição.

Destaco aqui três pontos para nossa reflexão. Em primeiro lugar, a família é nosso maior patrimônio porque foi instituída por Deus para o nosso maior bem e a nossa mais plena felicidade. A família é ideia de Deus. Nasceu no coração de Deus, no céu, na eternidade. O mesmo Deus que instituiu a família, estabeleceu princípios para governá-la. Deus criou o homem e a mulher, instituiu o casamento e os uniu numa relação de plena comunhão emocional, espiritual e física. O casamento, segundo o preceito de Deus, é heterossexual, monogâmico, monossomático e indissolúvel.

Consequentemente, a relação entre homem e homem, entre mulher e mulher está em aberta oposição aos preceitos divinos. No casamento deve prevalecer o amor e a fidelidade, a fim de que a intimidade física seja desfrutada com pureza e deleite. Só dentro dessa perspectiva, a família pode cumprir seu desiderato, e dar ao mundo uma descendência santa.

Em segundo lugar, a família é nosso maior patrimônio porque é guiada por Deus para cumprir sua vocação no mundo. A família tem o papel de criar filhos no temor de Deus, para cumprir no mundo seu mandato cultural e espiritual. Mesmo vivendo numa sociedade decadente, a família deve ser governada pela santidade. Mesmo vivendo numa cultura de relativismo, a família precisa viver dentro das balizas da verdade absoluta. Nossos filhos são herança de Deus e devem merecer nossa maior atenção.

Os filhos são como flechas na mão do guerreiro. Os pais carregam os filhos e depois os lançam para longe, na direção do projeto de Deus. Nossos filhos devem cumprir o plano de Deus e serem vasos de honra nas mãos do Altíssimo. Nossos filhos devem ser reparadores de brechas e portadores de boas novas de salvação. Devem contribuir decisivamente na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais solidária.

Em terceiro lugar, a família é nosso maior patrimônio, porque é um presente de Deus que devemos cuidar com o máximo desvelo. Seria uma consumada insensatez gastarmos nosso tempo correndo atrás de coisas, relegando nossa família a um plano secundário. Nenhum sucesso compensa o fracasso da família. Construir o sucesso pessoal sobre os escombros da família é loucura. A vitória sem a valorização da família tem sabor amargo. Devemos dedicar o melhor do nosso tempo e o melhor dos nossos recursos na formação espiritual, moral e intelectual da família.

Investir na família é investir em nós mesmos. Semear nesse canteiro fértil é a garantia de uma abundante colheita. Quando a família vai bem, a igreja é edificada. Quando a família vai bem, a Pátria é bem-aventurada. Quando a família vai bem, os céus se alegram com a terra. Quando a família vai bem, todos, irmanados, caminhamos rumo à bem-aventurança!



Reverendo Hernandes Dias Lopes
Diretor executivo da LPC














terça-feira, 13 de maio de 2014

DIA DAS MÃES


* Culto especial de Ações de Graças *





Foi abençoado o culto realizado em 11/05 (Dia das Mães).

Registramos aqui algumas mensagens para as mães e a mensagem pastoral (Rev. Edward Tavares) em formato (JPEG) na sequência que foi realizada no culto.

Postamos no youtube o vídeo especial apresentado na igreja com as fotos das mães da Igreja Presbiteriana Cidade Jardim.

Acesse o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=zPDo7x2iGik&feature=share




* MENSAGEM PASTORAL *
























* CARTÕES ESPECIAIS *


















sábado, 10 de maio de 2014

F E L I Z 

D I A   D A S   M Ã E S


“O SENHOR te abençoe e te guarde;” 
  (Nm 6:24)






Que o amor de Deus esteja sempre presente nas vidas de todas as mães da nossa igreja. 

Que Deus multiplique alegria e gestos de carinho, ternura e afeto da parte dos filhos e filhas.

Que sejam honradas e valorizadas por tudo que representam em nossas vidas. 

Que Deus as proteja e as guarde em todas as circunstâncias da vida. 

São os votos da Igreja Presbiteriana Cidade Jardim.  



MENSAGENS PARA AS MÃES