A B Í B L I A N A I G R E J A
A Bíblia é a voz da Igreja; é o sentimento da Igreja; é o único manual da Igreja. Igreja é o povo de Deus tirado do mundo, o povo de Deus colocado no mundo e o povo de Deus enviado ao mundo. Para que uma comunidade cristã seja chamada de Igreja ela precisa ter, como referência da revelação de Deus, as Escrituras Sagradas. Em nenhum serviço da Igreja pode ser dispensada a Bíblia. Ela é:
- manual de doutrina da Igreja;
- manual de ética da Igreja;
- manual de administração da Igreja;
- manual de serviço da Igreja;
- manual de conselho da Igreja.
Lucas mostra no relato do seu evangelho que Jesus “indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num Sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito... Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se” (Lc 4:16-20). A Bíblia dos judeus ocupava um lugar relevante na liturgia das sinagogas. A Bíblia precisa voltar ao seu lugar em todos os ministérios de uma igreja local, especialmente no ministério do púlpito e no do ensino em nossas Escolas Bíblicas Dominicais.
- A Bíblia na igreja fortalece a igreja.
- A Bíblia na igreja energiza a igreja.
- A Bíblia na igreja alegra a igreja.
- A Bíblia na igreja abre os caminhos novos para a igreja.
A maturidade de uma igreja é medida não pelo seu tamanho, nem pelo poder econômico financeiro, mas pela intimidade que tem com as Escrituras Sagradas.
* Pr. João Arantes Costa *