segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Conhecendo a Bíblia

CONHEÇA SUA BÍBLIA






*Antigo Testamento*


Livros da Lei (Gênesis a Deuteronômio) - Este conjunto de livros, chamados de “Torá” pelos judeus, foi escrito por Moisés e descreve aproximadamente 3.000 anos de história (de Adão à entrada na Terra Prometida).

Livros Históricos (Josué a Ester) - Os 12 livros históricos cobrem um período de aproximadamente 1.100 anos: da conquista de Canaã até 100 anos após o Exílio na Babilônia.

Livros Poéticos (Jó a Cantares) - Estas obras trazem princípios eternos que nos ajudam a obter sucesso na vida diária, apesar das circunstâncias difíceis que, às vezes, enfrentamos. 

Profetas Maiores (Isaías a Daniel) - Eles são chamados assim por terem sido os mais notáveis profetas (escritores) de Israel e por terem tido um ministério mais duradouro.

Profetas Menores (Oséias a Malaquias) - Estes 12 profetas são chamados “menores” devido ao breve período de seus ministérios. Atuaram em momentos críticos na história de Israel e Judá, chamando o povo ao arrependimento e reconciliação, preparando-o para a chegada do Messias.

Os Anos de Silêncio - Entre o último livro do A.T. (Malaquias) e o primeiro do N.T. (Mateus), passaram-se 400 anos sem que Deus se manifestasse, quer por meio de profetas, quer pela inspiração de algum livro. Ele desejava que Israel aprendesse a esperar com fé e fidelidade pelo cumprimento de Suas promessas a respeito do Messias (leia Tm 15:4).



*Novo Testamento*


Os Evangelhos (Mateus a João) - Foram escritos em forma de uma narrativa histórica da vida, da obra e dos ensinamentos do SENHOR Jesus Cristo. Cada autor enfatizou um aspecto diferente da pessoa de Jesus, de acordo com o propósito e o público a quem se dirigiu.

A História da Igreja (Atos dos Apóstolos) - Este livro foi escrito por Lucas, como um registro detalhado do avanço do cristianismo, desde a ascensão de Jesus até a prisão de Paulo em Roma, quando até mesmo o Imperador Nero teve a oportunidade de ouvir o Evangelho .

Epístolas Paulinas (Romanos a Filemom) - Paulo não apenas evangelizou e fundou igrejas, mas também cuidou de seu crescimento espiritual por meio de cartas de ensino e correção. Algumas eram destinadas aos rebanhos (igrejas), outras eram instrução aos pastores (1 e 2 Timóteo, Tito) e uma foi destinada a um irmão na fé (Filemom). 

Epístolas Gerais (Hebreus a Judas) - Estas foram escritas, na maior parte, aos cristãos de cultura judaica que habitavam fora de Israel, mas os ensinamentos nelas contidos são válidos para todas as culturas.

Livro Profético (Apocalipse) - Este poderia também ser classificado como uma “epístola geral”, a qual mostra, de forma profética, como Deus tratará os israelitas no final dos tempos, bem como a igreja e os incrédulos.






*Revista “Examinais as Escrituras”
- Editora Cristã Evangélica -




Nenhum comentário:

Postar um comentário