domingo, 26 de maio de 2013

Mensagem do Boletim

COMO SE DEVE LER A BÍBLIA


 (Lc 4:16-21)







I - COMO UMA CARTA DE AMOR: completamente

Se o Senhor é o noivo e nós somos a noiva, então devemos ler a Bíblia como se fosse uma carta de amor do noivo. Como é que uma namorada lê a carta do seu namorado? Lê um parágrafo na primeira página, pula a Segunda, mais alguns trechos da terceira, e assim por diante? Não! Ela a lê completamente. Como é que lemos a Bíblia? Alguns versículos aqui, outros ali! Raramente lemos um livro ou uma das cartas, por exemplo, de Paulo, completamente.

1. Um livro inteiro

Há muito valor em sentar e ler um livro todo, e não pensar em versículos e capítulos. Aliás, quando a Bíblia foi escrita não havia divisões em capítulos e versículos. Em meia hora voce pode ler o livro fascinante de Ester, ou ficar cativado pela proeza do povo de Deus no livro de Esdras, ou ler e reler o pequeno livro de Jonas. Há muitas cartas de Paulo, João e Pedro que também podem ser lidas em 30 minutos. Experimente esta bênção!

2. Passagens difíceis

E quando a namorada tem dificuldade de ler a letra do namorado, ou encontra um trecho difícil, o que ela faz? Pula? Deixa ao lado? Descarta? Não! Ela estuda as partes difíceis até compreendê-las, porque o ama e quer saber o que está querendo lhe dizer. Não há dúvida que há muitos trechos na Bíblia que são difíceis, como Pedro reconheceu nas escritas de Paulo - onde “há certas cousas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras” (2 Pe 3:16).
Quando somos novos crentes então devemos nos concentrar nas passagens mais fáceis da Bíblia, mas, como o autor da carta aos hebreus enfatiza, nós que somos crentes há mais tempo precisamos nos alimentar no “alimento sólido” ; em outras palavras nas coisas mais difíceis. O autor de Hebreus não negou que havia coisas difíceis na Bíblia: “A esse respeito temos muitas cousas que dizer e difíceis de explicar”, mas acusou os primeiros crentes - “porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir” (Hb 5:11).
Esta é a grande verdade, a gente é preguiçosa - “tardia em ouvir”! Mas quando amamos uma pessoa, então queremos ouvir o que ela quer dizer a nós. À medida que lemos a Bíblia demonstramos quanto amamos o Autor. E quando a namorada tem dificuldade de ler a letra do namorado, ou encontra um trecho difícil, o que ela faz? Pula? Deixa ao lado? Descarta? Não! Ela estuda as partes difíceis até compreendê-las, porque o ama e quer saber o que está querendo lhe dizer. Não há dúvida que há muitos trechos na Bíblia que são difíceis, como Pedro reconheceu nas escritas de Paulo - onde “há certas cousas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras” (2 Pe 3:16).
Quando somos novos crentes então devemos nos concentrar nas passagens mais fáceis da Bíblia, mas, como o autor da carta aos hebreus enfatiza, nós que somos crentes há mais tempo precisamos nos alimentar no “alimento sólido” ; em outras palavras nas coisas mais difíceis. O autor de Hebreus não negou que havia coisas difíceis na Bíblia: “A esse respeito temos muitas cousas que dizer e difíceis de explicar”, mas acusou os primeiros crentes - “porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir” (Hb 5:11).
Esta é a grande verdade, a gente é preguiçosa - “tardia em ouvir”! Mas quando amamos uma pessoa, então queremos ouvir o que ela quer dizer a nós. À medida que lemos a Bíblia demonstramos quanto amamos o Autor. 



* Pr. John D. Barnett *  



Nenhum comentário:

Postar um comentário