sexta-feira, 19 de junho de 2015

A IGREJA MODERNA

E O CULTO




“Não deixemos de congregar-nos,
 como é costume de alguns; 
antes, façamos admoestações e tanto mais 
quanto vedes que o Dia se aproxima.”
(Hb 10:25)






-A necessidade do culto: O culto é uma necessidade tão grande para a alma como o alimento é para o corpo. No Salmo 84, o salmista expressa seu amor pela casa de Deus e declara a felicidade dos que vão ao templo, cheios de fé, para adorar, louvar e orar ao Senhor (Sl 84:2, 3, 4,10). Infelizmente, hoje, pela influência do mundo moderno, o crente está perdendo a noção da importância do culto. Quem deixa de ir ao culto, por qualquer motivo, quem troca a Escola BíblicaDominical por outro programa qualquer, demonstra não reconhecer a importância do culto congregacional. Está exercendo uma má administração do tempo.

-A bênção do culto: A igreja local constitui o centro do ensino da Bíblia.  A cada culto o crente tem suas energias renovadas. Ele se reabastece para enfrentar a luta diária. Gozam bênçãos especiais aqueles que tem no coração o desejo ardente de cultuar o Senhor nos cultos congregacionais.

-O valor do culto: “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil...” (Sl 84:10a). Os crentes fiéis e verdadeiros preferem estar na igreja a estar em qualquer outro lugar. Para estes, o culto tem grande valor, é no culto que nós adoramos e louvamos ao Senhor. É ali que aprendemos os princípios cristãos. É no culto que aprendemos mais da graça e misericórdia do Pai, da Sua bondade e severidade, das Suas promessas, dos nossos deveres, do Seu amor e do Seu juízo.  As melhores relações de vida estão no culto.

-A comunidade cristã: A comunhão entre os irmãos da Igreja Primitiva era exercida no culto conjunto (At 2:42). Todos nós conhecemos bem a ilustração da brasa na lareira. Quando ela está no fogo, arde junto com as demais. Quando ela é afastada, rapidamente se apaga e se esfria. O crente que frequenta o templo e cultua a Deus junto com os demais irmãos sente o calor da fraternidade cristã.   




 * Professora Odila Braga de Oliveira *





*BOLETIM DA IGREJA*








   

Nenhum comentário:

Postar um comentário